Há dois temas, que temos sido mais convidados, no mínimo, a reflectir: alterações climáticas e a crise alimentar. Tomando por base a Astrologia, surge a seguinte questão: dado o céu do momento – movimentos dos corpos celestes, era expectável acontecimentos, de uma forma expressiva, nas áreas indicadas? Sim, era expectável! Importa referir que, os planetas não querem nada, nem somos vítimas ou reféns do Céu. Essa visão do querer, é uma visão dual, ligada à mente. Falamos sim, de uma vibração, de uma frequência, a partir do movimento dos corpos celestes no céu, a partir das configurações planetárias do momento – jogo de forças. São sementes cósmicas lançadas, fazendo nascer acontecimentos na Terra, despertando a humanidade para um novo olhar, sobre diferentes temas, através de uma lente mais consciente. Os ciclos do cosmos, modela a nossa história, e, esses mesmo ciclos, terminam em cada um de nós, na nossa vida, na nossa consciência. Até 2026 observaremos, em diferentes áreas, gigantes transformações, porém, focar-me-ei no tema do artigo. Uma das grandes transformações, será a relação do indivíduo com a Terra, alimentos e ambiente. Touro, é a primeira Terra do Zodíaco, lado tangível, material da vida. Touro é lento, é constante, é rígido, adora o prazer, o sensorial e belo da vida – alimentação, conforto, tranquilidade. É o signo para o qual nos voltamos para o corpo, nos voltamos para a Terra, no sentido de encontrarmos alimentos, plantas, animais para nos nutrir. Ou seja, há uma relação profunda com o lado orgânico. Rege a comida, os recursos naturais, a agricultura, a culinária, os bens, a indústria alimentar. Entende o que sustenta a vida. Touro simboliza a segurança, identificação com a segurança que vem da Terra, necessidade de sobreviver – alimentos. A manifestação negativa de Touro é fome, escassez, incerteza, pobreza, perda de valores, controle da propriedade.
Urano – planeta transpessoal –, é o mestre do caos e da mudança. Impulsiona crises, revoluções, inovações tecnológicas e científicas. É o grande despertador cósmico que leva a mudanças de consciência para perceções novas da realidade. Urano simboliza a voz superior, a mente universal criadora, a conexão com o espírito, estimulando downloads vindo da mente cósmica, que conduzirá a humanidade para um salto quântico, para uma nova visão de estar e sentir a Terra – alimentação, saúde, mundo natural, propriedade.
Urano em Touro – signo de Terra –, quebra com estruturas conhecidas que estagnam a evolução. Há a destruição dos aspetos materiais da vida que ainda se mantêm estagnados, cristalizados no velho. O quebrar das amarras, pode ser violento, o indivíduo é forçado a gerar soluções. Porém, numa perspetiva evolutiva, Urano rasga os véus que inebria, seduz e engana, elevando o nosso pensamento para lá dos pilares cristalizados, e, nesse elevar, soluções inimagináveis, que ajudarão a humanidade, serão criadas – estamos na Mente de Deus. Urano em Touro, orienta-nos para uma nova realidade, um novo paradigma da comunidade planetária, onde a consciência se torna em ação para uma Nova Terra.
A crise alimentar, que poderá piorar, veio tornar claro a premente necessidade da humanidade olhar para estes temas a partir de uma visão mais consciente: preservação da mãe Terra – a Mãe que nos alimenta; olhar o corpo, a saúde – física, mental e espiritual, a partir de uma nova perspetiva e profundidade; análise da qualidade dos alimentos que ingerimos – consciência alimentar. Na verdade, uma das áreas de negócio que terá gigantes transformações, será a indústria alimentar. Empresas como a Monsanto e a Bayer, que usam organismos geneticamente modificados, ou transgênicos, trazendo grandes problemas de saúde para a população, terão ainda mais os holofotes em cima de si, algumas, poderão mesmo cair.
Cada vez mais veremos pessoas a questionarem, e a procurarem informação sobre os alimentos que ingerem, e, nesse sentido, a procurarem alimentos orgânicos e a modificarem a sua alimentação para – vegetariana, vegana, macrobiótica, paleolítica, ayurvédica, prática de jejuns, crudívora, entre outras. Nos próximos anos, teremos que redimensionar, quebrar e rever hábitos que temos cultivado, na forma como estamos com a matéria. Deste modo, veremos cada vez mais pessoas a cultivarem os seus alimentos, e, ou, a formarem cooperativas com produtores locais. Urano, regente de Aquário, trás uma novo pensar – nova consciência de bem comum –, o movimento para novas soluções que ajudem o coletivo. Surgirá tecnologias incríveis, novas técnicas que garantirão a sustentabilidade na utilização dos recursos naturais e na produção de bens. A verdade é que Urano em Touro encaminhar-nos-á, de uma forma clara, e, por vezes violenta e inesperada, uma mensagem: os recursos são limitados, porém, renovam-se, mas respeitando o equilíbrio e os ciclos da Mãe Terra. O caos sempre gerou um Novo Crescimento – Espiral Evolutiva da Consciência. Há uma ordem no caos. No plano dimensional em que vivemos, o lado sombrio de Urano em Touro, irá manifestar-se cada vez mais, por exemplo, indivíduos fanáticos a apresentarem tecnologia como solução para os problemas alimentares, ignorando o sistema ecológico, os ciclos da Mãe Terra, e o corpo em diferentes dimensões – físico, emocional, espiritual. Iremos observar, de forma exponencial, avanços tecnológicos no sentido de se criar novos alimentos, por exemplo, criação de proteína animal em laboratório, o que alguns designam por “carne limpa”, a serem vendidos em mercados de massa. Ou seja, indústrias que procuram novas formas de produção de alimentos, sem a necessidade de criação, abate e processamento de animais – biotecnologia agrícola. Urano rege a tecnologia, grandes invenções, porém, a manifestação menos positiva de Urano em trânsito por Touro, poderá ser, à luz da falsa crença de que poderá haver escassez de alimentos, ou da premente necessidade de protegermos o ambiente, haver um aumento exponencial de alimentos tóxicos, artificiais, criados em laboratório, a serem vendidos como saudáveis – fruta, carne, legumes. Como Gandhi afirmou: “Sempre houve o suficiente para todas as necessidades humanas; nunca haverá o suficiente para a cobiça humana.”
É interessante referir que, o último trânsito de Urano em Touro, ocorreu entre 1932 e 1942, período dramático da história – segunda guerra mundial –, e período após crash da bolsa de Nova Iorque – a grande depressão –, pobreza, falta de recursos, alimentos, quebra de estruturas e de segurança. Nos Estados Unidos, devido a secas severas, a produção de alimentos ficou comprometida. Houve uma grande falta de casas na década de 1930 a 1940, devido à grande depressão, à guerra e a eventos naturais – terramotos, secas, inundações. Época onde o mundo foi confrontado com necessidades básicas – alimentação, abrigo, segurança, território. Na verdade – Urano –, promove a vivência de extremos, cortes radicais, mudança de paradigmas, de consciência da humanidade sobre o que arquetipicamente simboliza Touro – Terra, segurança, alimentos, valores, património, recursos naturais. Urano é a voz criativa, simboliza a mente de Deus que vibra em nós, neste sentido, teremos cada vez, e de uma forma violenta, terramotos, inundações, furacões que poderão provocar grandes movimentos migratórios; importa que – Plutão –, regente da energia nuclear, vulcões, energia fóssil, instabilidade tectónica, por conseguinte, os terramotos, estará, até Novembro de 2024, em Capricórnio – Signo de Terra também, intensificando os temas da Terra; veremos, porém, grandes invenções a serem criadas – geradas na mente de Deus – a serem materializadas, no sentido de se ultrapassar os desafios na dimensão terrena – Touro –, alimentos, sobrevivência, segurança, existência, poder, posse. A título de exemplo, entre 1932 e 1942, os negros, para conseguirem sobreviverem, desenvolveram a comida da alma, comida rica em gordura e carboidratos e, na época, foi desenvolvida tecnologia no sentido de facilitar o trabalho na agricultura.
Urano em Touro, movimenta a humanidade para a premência de nos ligarmos à sabedoria da Terra, compreendermos a natureza, os seus ciclos e o nosso lugar na Terra. As alterações climáticas são inevitáveis independentemente da acção do homem, dado ao facto da Terra, como organismo vivo que é, estar a regenerar-se no sentido de criar um ambiente físico-químico, sempre em óptimas condições, para a existência de vida no planeta. Está a adaptar-se à “nova” vibração que, começou a permear a nossa galáxia, nas últimas recentes décadas – anos 80, e, de uma forma mais acelerada, desde 2012, ano considerado, por muitos, como o início da Era de Aquário, Era de Ouro, Era da Luz.
O desafio, do momento, não é fácil, nas Terras apegadas e rígidas de Touro, contudo, vivemos um momento poderoso, que irá trazer mudanças radicais muito positivas, porém, muito perturbadoras e intensas no momento. Urano atira-nos para o futuro, para o inimaginável. Vivemos um momento histórico em que a humanidade é chamada a intermediar a reconciliação entre Úrano – filho, com a sua Mãe - Gaia, o que requer uma mudança radical de valores e comportamentos, levando à utilização do poder criativo sobre a matéria – Touro, de forma consciente, elevada e responsável. É premente que a humanidade entenda que a matéria existe para a nossa evolução e não como nossa castração. Citando os índios Hopi, povo com profunda conexão espiritual com Gaia – “tudo o que fizermos agora, precisa ser feito de uma maneira sagrada e em celebração. Nós somos aqueles que nós mesmos estávamos esperando”.
Silvana Correia
Comments