top of page

“Da colocação familiar resulta uma imagem, esta imagem penetra penetra profundamente na alma, de repente a alma vê: este é o caminho.” Bert Hellinger

arvore.png

A Constelação Familiar foi mencionada pela primeira vez pelo psicanalista Alfred Adler, sendo aplicada, posteriormente, na década de 60, como parte da terapia familiar, por Virginie Satir.  Bert Hellinger, na  década de 90, desenvolveu a técnica.

A constelação familiar é uma terapia sistémica que possibilita clarificar -  trazer para a luz,  a rede de vínculos invisíveis no qual a pessoa inconscientemente está envolvida, gerando e mantendo problemas na sua vida. Possibilita a compreensão e a descoberta de padrões, de enredos e dinâmicas ocultas do seu sistema familiar que,  por lealdade inconsciente, por Amor cego, a pessoa está vinculada. Esses laços são de tal forma poderosos que destinos difíceis, situações  trágicas, vividos por membros de uma família em gerações passadas, poderão afectar silenciosamente a sua vida em diferentes áreas, bem como as gerações seguintes. Na verdade, uma pessoa poderá sentir-se  empurrada, pela energia do Amor, a resolvê-los, criando acontecimentos que poderão não ser compreensíveis pela mente lógica. As constelações mostram o quanto estamos ligados a uma rede invisível, a um campo de informação - Somos Todos Um, porém, este  Amor que pode criar sofrimento, é o mesmo que pode trazer a cura quando ligado à sabedoria, à consciência das dinâmicas ocultas que geram esses mesmos desafios.

A constelação familiar  é uma terapia do Amor, coloca o Amor em cada membro da família no seu lugar, tirando a carga, o peso da Alma de quem escolheu carregar - por um Amor cego. É um método de diagnóstico, um processo de reorganização dentro dos sistemas nos quais pertencemos. Na constelação os ancestrais reconquistam o seu lugar libertando as gerações seguintes. O objetivo é curamo-nos, no entanto, curamos também o Todo! Dentro desta ordem, colocando o fluxo do Amor a fluir, reconhecemos o nosso próprio destino como independente – libertação dos vínculos aos destinos difíceis do passado. O objetivo é observar e tomar consciência dos aspetos inconscientes,  é colocar o  Amor a Fluir curando e libertando o que foi vivido permitindo a pessoa viver em Equilíbrio,  Liberdade e Amor.

Processo Terapêutico

topo

As constelações individuais fazem-se com recurso a figuras, ou outros elementos, porém, entendo não haver um padrão rígido, o momento, a pessoa, o tema, diferentes factores, irão definir. O relevante é estar ao serviço da pessoa constelada, do  seu sistema familiar, da Vida, da Alma e das Ordens do Amor - Ordem, Pertença, Equilíbrio.

 

“Muita gente julga que o amor tem o poder de superar tudo, que é preciso apenas amar bastante e tudo ficará bem. (…). Para que o amor dê certo, é preciso que exista alguma outra coisa ao lado dele. É necessário que haja o conhecimento e o reconhecimento de uma ordem oculta do amor. ” Bert Hellinger

Valor: 50 €

bottom of page